Nós, dirigentes do Sindicato dos Urbanitários no DF, vimos prestar solidariedade e expressar todo o nosso apoio ao Sindágua e trabalhadores e trabalhadoras da Caesb, em greve desde o dia 16 de maio.

O STIU-DF entende que está em curso uma campanha nacional de ataque aos direitos da classe trabalhadora, que começa dentro das empresas ao agir de forma truculenta e negligente nos processos de negociação dos acordos coletivos. Somando-se a isto, há uma ação de desinformação e propaganda por parte de alguns veículos de comunicação, de forma a colocar a população contra os trabalhadores, que estão em um movimento justo e legítimo.

Destacamos que as ameaças de retirada de direitos estendem-se a todos os trabalhadores e trabalhadoras. Caso não haja uma forte mobilização, resistência e solidariedade entre todas as categorias veremos aumentar, consideravelmente, a precarização e flexibilização das relações de trabalho. Além disso, há em curso no País um processo para retomada da venda das empresas públicas.

Neste sentido, solidarizamo-nos com os caesbianos, responsáveis pelo abastecimento de água da população no DF, em disputa por um acordo digno e na defesa dos direitos conquistados com muita luta.