Os trabalhadores do Sistema Eletrobras vêm, ao longo das últimas semanas, tentando construir um processo de negociação do ACT baseado no respeito e na confiança. Entretanto, mais uma vez, o compromisso por parte da direção da Holding não foi honrado, com o cancelamento da rodada de negociação marcada para o dia 25 de maio, alegando que o Governo não teria autorizado. Diante dessa postura irresponsável, o caminho é a mobilização. Sendo assim, o CNE convoca todos os trabalhadores a realizarem, no dia 23 de maio, segunda-feira, um dia nacional de paralisação.

É importante lembrar que a Direção da Eletrobras parece desconhecer o que é negociar, já que se comprometeu a apresentar uma contraproposta do ACT 2016/2017 no dia 06 de maio, e até hoje, nada. O CNE considera uma falta de respeito total com os trabalhadores que aguardam com expectativa uma posição oficial sobre a negociação, e também uma posição final sobre o pagamento da PLR 2015.

Os trabalhadores e o CNE não aceitam o retrocesso. O setor elétrico estatal é fundamental para o país, indutor do crescimento econômico e social. Abrir espaço para sua privatização, como tem sido divulgado na grande imprensa, é um crime de lesa pátria.

O CNE quer negociar já! Portanto, se faz necessário que a Direção da Eletrobras assuma de fato que é gestora da holding, que faça jus ao cargo que ocupa e tome as decisões cabíveis.

O Coletivo Nacional dos Eletricitários, diante do impasse nas negociações, reitera o chamamento para que cada companheiro(a) reforce a mobilização do dia 23 de maio, segunda-feira. A atual conjuntura política aponta, a cada dia, para grandes dificuldades para a classe trabalhadora, com a retomada feroz da política neoliberal, e os trabalhadores do Sistema Eletrobras não estão em uma ilha isolada desses desafios, pelo contrário, todos estão sobre grave ameaça. Portanto, é hora de união, de luta e, sobretudo, mobilização!

SÓ CONQUISTA QUEM LUTA. PARALISAÇÃO DIA 23 DE MAIO!

 

 

 


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF