Senadores, deputados e representantes das centrais sindicais participaram nesta quarta-feira,18, do ato de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Classe Trabalhadora, na Comissão de Direitos Humanos do Senado. Os participantes prometeram intensificar a lutar contra a retirada de direitos trabalhistas e sociais.

A Frente Parlamentar tem como prioridade lutar contra as propostas que tramitam no Congresso Nacional e representam sérias ameaças aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. De acordo com levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) há pelo menos 55 projetos que tem por objetivo restringir as conquistas por meio da precarização do trabalho e flexibilização das leis trabalhistas.

Na ocasião, a deputada Erika Kokay ressaltou que “os direitos potencializam a democracia, mas sem democracia os direitos não prevalecem”. Ela afirmou que há um golpe em curso por setores que querem impor um programa de retrocessos para a classe trabalhadora.

Participaram do lançamento o senador Paulo Paim (PT/RS), a senadora Regina Sousa (PT/PI), a Deputada Erika Kokay (PT/DF), o Sindicato dos Urbanitários no DF, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Conlutas, dentre outras entidades.