Na quinta-feira (7), os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte aprovaram em assembleia a pauta de reivindicações para a Campanha Nacional dos Eletricitários 2016. Deliberaram, ainda, sobre a taxa de fortalecimento sindical, autorização para firmar acordo coletivo ou instaurar dissídio coletivo.

A pauta, consolidada no planejamento estratégico do Coletivo Nacional dos Eletricitários, contém 73 cláusulas, econômicas e sociais. Entre as reivindicações, a categoria solicita a alteração da Data-Base de maio para setembro; aplicação de 100% do índice do custo de vida calculado pelo ICV-Dieese sobre os salários, ganho real de 1,17% observando o crescimento do consumo de energia elétrica.

Além disso, os eletricitários reivindicam o pagamento de indenização por corrosão do salário a cada trabalhador, tendo como base de cálculo o salário-base de maio de 2016.

Na ocasião, a categoria aprovou a cobrança da taxa de fortalecimento sindical. Proposta pela base, a cobrança para os filiados será de 0,5% sobre o salário-base, para os não filiados de 2,5%. Os representantes do STIU-DF ressaltaram que a taxa será referendada na assembleia de encerramento da campanha.

Para a pauta específica, após consolidação das cláusulas, o Sindicato convocará nova assembleia para deliberação.   As contribuições para a Pauta de Reivindicações para o ACT Específico se encerram dia 15 de abril. No site de cada Sindicato há um ícone com um link para a secretaria do Sindinorte, onde estarão concentradas as sugestões e onde será feita a compilação.