Nos dias 22, 23 e 24 de novembro a Associação Brasileira de Canais Comunitários realiza o Fórum ABCCOM 2015, em Brasília, para discutir sobre a democratização da comunicação, os desafios da comunicação pública e dos direitos humanos na TV aberta e por assinatura, no Canal da Cidadania e na banda larga, entre outros temas.

O Fórum visa reforçar as lutas pela democracia informativa no país por meio das TVs Comunitárias, Canal da Cidadania e TVs Universitárias, Legislativas, da Justiça e Educativas e Culturais, TV Comunitária por Satélite, Canais Saúde, Cultura e Educação, em gestação pelo governo federal. E agilizar o atendimento às principais reivindicações do setor.

O Fórum conta o apoio do Sindicato dos Professores do DF, do Sindicato dos Bancários de Brasília, do Sindicato dos Urbanitários do DF, do ITAÚ Cultural e da Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa do Senado Federal, bem como do deputado federal Adelmo Leão (PT-MG), articulador da Frente Parlamentar de Defesa das TVs Comunitárias.

O evento contará com a presença de lideranças de TVs Comunitárias filiadas à Abccom – Associação Brasileira de Canais Comunitários, bem como com a participação de parlamentares, estudantes, acadêmicos, ativistas midiáticos, e lideranças sindicais e populares vinculadas ao movimento de democratização da comunicação.

Confira a programação:

DOMINGO, dia 22 de novembro

Local: Sede da ABCCOM

ABERTURA

Horário: 15 horas

Saudação da Presidência da Abccom (apresentação das ações realizadas). Discussão de Minuta de Projeto de Lei sobre Política Nacional de Mídia Comunitária A SER APRESENTADA PELA ABCCOM ao Governo Federal, com sugestões de alterações na minuta da CFRP – Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública.

SEGUNDA-FEIRA, dia 23 de novembro

Local: Plenário 2 – CDH do Senado Federal

Horário: de 9h as 13h

Audiência pública sobre “Os desafios da Comunicação Pública e dos Direitos Humanos na TV aberta e por assinatura, no Canal da Cidadania e na banda larga”, na Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa do Senado Federal

MESA 1

Local: sede da ABCCOM

Horário: 15 horas

Temas: SBTVD-T, TV Comunitária na era da Interatividade, o desligamento do sinal analógico e o Projeto Brasil 4D

Coordenador da Mesa: Moysés Corrêa (Secretário Geral da ABCCom)

Convidados: Jorge Ricardo Bittar – Presidente da Telebras; Diretor da EBC – André Barbosa, entre outros.

MESA 2

Local: sede da ABCCOM

Horário: 16h30

Tema: A TVComBr (TV Comunitária por satélite), o Canal da Cidadania e a ampliação da comunicação pública nas empresas de TV por Assinatura por Satélite e na TV Digital.

Coordenador da Mesa: Paulo Miranda (Presidente da ABCCom)

Convidados: Brito Ramos (presidente do Sinttel-DF), José Zunga (ex-diretor da Anatel), Lula Torres (diretor da Fittel) e representante da Anatel.

MESA 3

Local: sede da ABCCOM

Horário: 16h

Tema: Recursos para sustentação e produção audiovisual das TVs Comunitárias – O FSA e o financiamento para as TVsCOMs como produtoras de conteúdo.

Mesa redonda com os dirigentes das TVs Comunitárias destinada a elaborar documento a ser encaminhado à Ancine – Agência Nacional de Cinema, à Secretaria Nacional do Audiovisual do Ministério da Cultura à EBC – Empresa Brasil de Comunicações, reivindicando o acesso dos canais comunitários aos recursos do Fundo Setorial Audiovisual, tendo em vista que as TVs Comunitárias também são produtoras de conteúdo.

ATIVIDADE EXCLUSIVA INSTITUTO ABCCOM – 19h

Assembleia do Instituto Abccom para alteração estatutária.

TERÇA-FEIRA, dia 24 de novembro

De 8 as 10h

Local: Café do Anexo 4, 9º andar, na Câmara dos Deputados

Relançamento da Frente Parlamentar Mista de Defesa das TVs Comunitárias

Coordenação: deputado federal Adelmo Leão (PT-MG) e presidentes da ABCCOM e da ACESP, mais o presidente de honra da ABCCOM, Edivaldo Farias.

10h10 – Manifestação de lideranças de TVs Comunitárias em frente à Rampa do Congresso Nacional.

TERÇA-FEIRA, dia 24 de novembro

De 10h30 as 13h

Manifestação e audiências

10h30 – Caravana da ABCCom rumo à audiência com a presidenta da República, Dilma Rousseff, e ministros da Secom e da Secretaria de Governo, no Palácio do Planalto, com manifestação em frente à sede do governo brasileiro.

13h – Encerramento – Manifestação de lideranças de TVs Comunitárias em frente à Rampa do Palácio do Planalto.