Encerrado o processo de negociação para o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), os trabalhadores e trabalhadoras devem permanecer mobilizados para a Campanha Salarial 2015/2016.

A primeira rodada de negociação, entre o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) e a direção da Eletrobras está agendada para o próximo dia 15, no Rio de Janeiro.  A pauta nacional do ACT foi entregue em Abril. A reivindicação econômica apresentada foi ganho real de 2, 97%, com base na média do crescimento do consumo de energia do País, abono, assim como a reposição da inflação, estimada pelo Dieese em 8,36%.

O cenário de dificuldades financeiras em que se encontra o setor elétrico deve tornar essa Campanha Salarial uma das mais difíceis. Desta forma, somente a união e mobilização dos trabalhadores garantirá uma Data-Base com avanços e sem retrocessos nos direitos e benefícios. Do contrário, será colocada nos ombros da categoria a conta que debilitou a saúde financeira das empresas do setor elétrico. Por isso, a importância dos eletricitários participarem das ações propostas pelos sindicatos.

Ressalta-se que a súmula 277 do Superior Tribunal do Trabalho garante ao trabalhador que mesmo inexistindo convenção ou negociação coletiva, a norma anterior estenderá sua eficácia até ser substituída por outra, portanto, o ACT vigente até maio passado somente perderá valor após a aprovação de um novo acordo.

 

Só conquista quem luta!


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF