Os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte aprovaram, em grande maioria, nesta sexta-feira (19), a nova proposta apresentada pela Eletrobras para o pagamento da PLR 2014.

Das 11 bases que compõem a Intersindical Norte, a proposta foi aprovada em nove. Dessa forma, a greve chega ao seu final após 19 dias. A categoria em cada Estado deve retornar ao trabalho conforme a indicação do seu sindicato.

O Sindinorte já fez o comunicado à empresa sobre a aprovação da proposta na tarde de hoje, desta forma, o pagamento deve ser feito até o próximo dia 26.

Após um difícil e conturbado processo de negociação, a nova proposta apresentada pela Eletrobras contemplou as ressalvas feitas pelos trabalhadores e trabalhadoras ao longo do movimento grevista.

Conquistas importantes foram conseguidas, como o pagamento da PLR para todas as empresas do Sistema, a retirada do SGD da proposta, o retorno da folha referencia de dezembro, a garantia de um período de transição de PLR futuras garantindo uma folha pelo resultado operacional de cada empresa.

A retomada do grupo de trabalho para acompanhar e avaliar metas e indicadores foi uma vitória importantíssima, desta forma, garantiu-se a discussão de PLR ano a ano.

Sabemos que muitos desafios virão pela frente, mas temos a certeza de que os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte estão prontos para todos os desafios que se apresentarem.

O Sindinorte parabeniza a categoria eletricitária pela disposição de luta e por mais esta batalha vencida. No entanto, a luta não termina aqui. Ainda sobre PLR temos importantes pontos a tratar, como o conceito de lucro e o papel das empresas estatais.

Aproxima-se outra jornada, esta ainda mais árdua – as negociações do ACT 2015/16 Nacional e Especifico. É importante ressaltar, que apesar de alguns desvios no caminho, retomou-se a unidade dos trabalhadores e trabalhadoras, fundamental para garantir mais esta vitória.

Com esta mobilização histórica, conseguimos mostrar ao governo e às empresas que com disposição e articulação somos capazes de enfrentar novos desafios.

Por isso, precisamos manter este estado de espírito e união para conseguirmos avançar com novas conquistas.


Aos trabalhadores e trabalhadoras nada é dado. Tudo é conquistado.

Parabéns por mais esta conquista.

 

Fiquem atentos/as às convocações do seu sindicato, uma nova jornada nos aguarda!


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF