Categoria está mobilizada pela PLR e um acordo justo

O Coletivo Nacional dos Eletricitários realizará no dia 28 de abril, no Rio de Janeiro, a entrega da pauta nacional a direção do Sistema Eletrobras. Na oportunidade participará também demais uma rodada de discussão do pagamento da PLR 2014.

Com relação à pauta dos trabalhadores,  que foi  construída  pelos  sindicatos  presentes  na reunião  de  planejamento  no  mês  de  março em  Recife,  o  CNE  irá  reafirmar  a  importância de que sejam respeitados todos os seus itens, sem qualquer tipo de retrocesso. Valorizando a importância do ganho real nos salários, dentre outros avanços que reconheçam o trabalho desenvolvido e o empenho da categoria em manter a solidez do sistema elétrico, mesmo em um momento de crise.

O pagamento da PLR 2014 vem sendo debatido exaustivamente com a direção da Eletrobras em diversas reuniões. Porém, até o momento não houve avanço. No dia 25 de março a FNU encaminhou a Holding o ofício nº. 050/2015 onde apresentou uma  proposta  formal,  com  as  seguintes considerações:

“É  de  entendimento  do  Coletivo  Nacional  dos Eletricitários  (CNE)  e  da  Federação  Nacional dos Urbanitários (FNU) que as dificuldades e os prejuízos acumulados não podem servir de pretexto para inviabilizar o reconhecimento da contribuição que os trabalhadores vêm fazendo ao sistema Eletrobras, e, assim, do pagamento da PLR 2014 aos seus empregados. Pois, como se sabe, os empregados têm mantido o mesmo padrão técnico e operacional do sistema elétrico, em um contexto de aumento dos investimentos e numa perspectiva de ampliação da quantidade  e  intensidade  do  trabalho,  com  a  saída  de cerca de 5 mil trabalhadores (20% da força de trabalho) no Plano de Incentivo ao Desligamento (PID) adotado pelas empresas Eletrobras”.

Neste mesmo ofício a FNU apresentou um estudo com critérios para a apuração do montante da PLR 2014, neste documento constam as seguintes condições:

a)Pagamento de no mínimo de 2 folhas.

b)50%  do  montante  estabelecido  de  acordo com o cumprimento das metas operacionais, independentemente da condição de lucro e/ou da distribuição de dividendos;

c)50%  do  montante  estabelecido  de  acordo com  o  cumprimento  das  metas  econômico-fi nanceiras.

Com  a  seguinte  forma  de  distribuição  deste montante:

•  50%  distribuídos  de  forma  linear  entre  os empregados;

•  50% distribuídos proporcionalmente à remuneração de cada empregado.

Nunca é demais lembrar que se, por um lado, as novas tarifas de geração e transmissão resultaram no menor volume de receita operacional dos últimos  cinco  anos, por outro lado, tal prejuízo tem  contrastado  fortemente  com  desempenho operacional  positivo  da  do  Sistema  Eletrobras no mesmo período.

O CNE e os sindicatos estão prontos para lutar, por isso realizaram uma forte paralisação no dia 30 de março. O momento é de definição. Os trabalhadores não aceitam serem empurrados com a barriga.  PLR JÁ!

O Coletivo está aberto ao debate com o Ministério de Minas e Energia e a Direção da Eletrobras, sempre na perspectiva de se buscar uma saída para a discussão da PLR 2014. Caso contrário, o caminho será a luta dos trabalhadores.

 

AO TRABALHADOR NADA É DADO, TUDO É CONQUISTADO. PLR JÁ!


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF