Dia Internacional da Mulher

 


 

O Brasil passa por um período de grandes transformações, tanto políticas, como econômicas e sociais. No conjunto dessas modificações as mulheres estão inseridas. Cada vez mais, a mulher rompe com o modelo patriarcal e machista para conquistar a igualdade de oportunidade dentro da política, dos movimentos sociais e sindicais e no mercado de trabalho.

No entanto, a presença das mulheres nesses espaços de poder ainda está aquém da expectativa, uma vez que elas representam maioria da sociedade.  Além disso, as mulheres ainda enfrentam vários desafios como a violência doméstica e familiar, o assédio moral e sexual e discriminação salarial.

Para dar continuidade ao processo de transformação, seja em casa, na rua, ou trabalho, as mulheres precisam estar permanentemente mobilizadas e lutar contra esse mal que ainda persiste na sociedade, o machismo.

Para enfrentar o machismo é necessária a ampliação da participação feminina nas esferas de poder, lutar contra a intransigência e a favor da igualdade de direitos.  É por meio da luta feminina que vamos superar os desafios e mudar a realidade, e é nesse contexto que desejamos novos caminhos e avanços para a existência de uma sociedade justa e solidária. O STIU-DF parabeniza e homenageia as mulheres trabalhadoras.

Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres.

Rosa Luxemburgo


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF