ONS

A Intersindical ONS se reuniu novamente com os representantes da empresa no dia 16 de setembro no Rio de Janeiro, para que a empresa finalmente concluísse a apresentação de sua contraproposta da campanha salarial 2014. O que se viu mais uma vez nesse encontro foi uma total falta de sensibilidade no trato das reivindicações dos trabalhadores, tanto é que a finalização de sua péssima contraproposta só se deu ontem à tarde por um e-mail seco que até gerou dúvidas em alguns dirigentes sindicais.

Os dirigentes sindicais presentes na reunião ficaram espantados com tamanho descaso apresentado em relação ao pleito dos trabalhadores e trabalhadoras. Colocamos para empresa que somente encaminharíamos para aprovação se o índice de correção salarial fosse de 7,50% conforme orçamento aprovado pela Aneel – Nota Técnica nº 124/2014 da SFF.

Mais uma vez vieram com aquela conversa esdrúxula de que aquela previsão orçamentária aprovada pela Aneel e combinada com o seu Conselho de Administração não pode ser usada além da inflação. Como diria Garrincha “Vocês combinaram com os Russos”. Não adiantou argumentar com números o grande aumento das atividades realizadas (produtividade) pelos trabalhadores do ONS e que a inflação medida pelo IBGE no Rio de Janeiro, onde 2/3 dos trabalhadores da empresa labutam, foi de 7,67% (ver matéria em anexo).

Parece que a empresa já tem como certo, reflexo das campanhas e pressões passadas, a incapacidade de mobilização e a desmotivação de seus profissionais para brigar por uma cláusula tão importante com é a de Aumento Real/Produtividade, entre outras.

As entidades sindicais convocarão em breve os trabalhadores do ONS nas suas diversas bases para uma assembléia, com o intuito de avaliarem e deliberarem sobre essa péssima proposta da empresa.

É preciso o engajamento e o comprometimento de todos os trabalhadores e trabalhadoras do ONS. Chegou o momento de deixarmos de lado os nossos interesses pessoais, temores ou qualquer outra coisa com intuito de ganharmos força para avançarmos ainda mais nas nossas pretensões. Se estivemos unidos, engajados, comprometidos e mobilizados sairemos vitoriosos destas negociações e celebraremos um bom ACT. 

Vamos a Luta Companheiros e Companheiras!!!

 

Segue abaixo o que foi apresentado pela empresa:

– Aumento Real / Produtividade de Zero%;

Zero% de Desvio de Mercado no PGCR;

– Reajuste Salarial de apenas 6,51% pelo IPCA;

– Tíquete-Refeição de R$40,00;

– Renovação das demais cláusulas.

 


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF