Em assembleia realizada nesta quarta-feira (30) os representantes do STIU-DF apresentaram o andamento dos processos dos trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte. A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e o banco de horas também foi pauta da atividade.

 

URP 88

O STIU-DF informou que a ação judicial da URP 88 encontra-se em fase final de elaboração dos cálculos. Para tanto é necessário que os trabalhadores que estão na ação preencham a ficha cadastral que se encontra no site do sindicato. Além disso, os trabalhadores que tiveram o vínculo empregatício reconhecido pela Eletronorte ou pela Justiça precisam apresentar ao sindicato a comprovação do reconhecimento de vínculo, os contracheques relativos ao ano de 1988 e a carteira de trabalho da época.

O prazo para entrega de documentação vai até o dia 08 de agosto. Após esta data, os cálculos serão elaborados e peticionados na ação para dar prosseguimento ao processo.

PLR

O CNE se reunirá, no próximo dia 13, com os representantes da Eletrobras para discutir o novo termo de pactuação da Participação nos Lucros e Resultados. A empresa apresentou aos dirigentes sindicais uma nova dinâmica para distribuição da PLR que prevê a socialização do montante, sem levar em consideração o lucro e a metas individuais por empresa.

Plano de Cargos e Salários

Para assegurar aos trabalhadores e trabalhadoras o tratamento igualitário na Eletronorte, o STIU-DF entrará com quatro ações judiciais que visa a correção das distorções salariais criadas com a implantação do PCR.

Os processos serão divididos em quatro categorias. Para os admitidos no concurso de 2006 a ação será coletiva, mas subdividida da seguinte forma: Técnico de nível superior (TNS), técnico de nível médio operacional e demais profissionais de nível superior. Para os eletricitários contratados anterior a 2006 a ação será individual.

O STIU-DF informará posteriormente a data para recolhimento da documentação necessária para ingresso na ação.