Com o objetivo de reduzir o número de acidentes entre os trabalhadores e trabalhadoras da CEB, a CIPA Oeste realizou na manhã desta terça-feira (22) nova palestra para conscientização da categoria da área comercial e plantão. O tema desta vez foi Segurança no Trânsito.

Como muitos trabalhadores são responsáveis pela direção dos veículos que vão fazer os atendimentos das chamadas, e na maioria das vezes passam mais tempo dirigindo do que fazendo as atividades, o tema ganha grande relevância.

O eletricista vice-presidente da CIPA Oeste, Gleison Salvador, chama atenção que o Brasil ocupa a 5ª colocação no ranking de acidentes de trânsito, mas não tem o 5º lugar em frota de veículos. Alertou ainda que o alto índice de acidentes está relacionado ao uso de celular na direção, falta de sinto de segurança e velocidade acima do permitido. “Precisamos pensar uns nos outros para melhorar a segurança. Sobretudo, em nossos familiares antes de realizarmos algo que possa ser muito perigoso”, destaca.

O gerente de Transportes da CEB, Frederyco Moura, destaca que os condutores precisam respeitar as regras de trânsito. “Desde o início do ano houve 26 batidas. Todas por falta de atenção. Os condutores precisam ter mais cuidado, porque as viaturas ficam muitos dias paradas e isso compromete o atendimento das chamadas, além de onerar a empresa”, disse.

O eletricista cipeiro José Augusto também concorda que a maioria dos acidentes pode ser evitada. “Essas palestras são importantes porque estamos sempre alertando os trabalhadores para minimizar os riscos de acidentes. Seria interessante que pessoas do Detran também viessem dar palestras pelo menos a cada dois anos, quando acontecem os cursos de reciclagem da NR 10”, sugere.