Vitória conquistada ao longo da história.

Trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte lutaram por décadas para conquistar uma PLR justa.

Os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte por anos sofreram discriminação por parte das demais empresas do Setor. O motivo: a Eletronorte sempre prestou um serviço à sociedade, sendo agente de desenvolvimento regional em locais onde o Estado brasileiro não se fazia presente. Dessa forma, muito do trabalho realizado pela categoria eletricitária da Eletronorte não se materializava no balanço da empresa.

A empresa Eletronorte sempre prestou e continuará prestando um serviço à sociedade por meio de projetos e ações de desenvolvimento. A empresa Eletronorte atua em regiões de difícil acesso. A empresa Eletronorte arcou com todos os ônus dos contratos da Termonorte e CEA, solucionado apenas neste último ano. A empresa Eletronorte fornece energia elétrica subsidiada a indústria eletrointensiva, por determinação do governo. Igualmente, a empresa Eletronorte entrou no leilão A-0 por determinação do governo.

Todas estas características, impostas à Eletronorte, refletia negativamente no balanço da empresa, mas não na força, na garra e no empenho de nossa categoria em fazer crescer a Eletronorte. Por este motivo, por anos os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte não tinham direito à PLR, enquanto as demais empresas a percebiam. Foram décadas de luta para que fosse garantido a estes trabalhadores e trabalhadoras o pagamento da PLR.

Inicialmente, foi destinada uma folha e sobre esta se aplicavam as metas, o recurso para o pagamento era do caixa próprio da Eletronorte, aumentando os gastos de custeio, e piorando as metas para o próximo ano. Somente por volta de 2003, foram destinadas 2 folhas sobre as quais se aplicavam as metas. Da mesma forma, o recurso era próprio da Eletronorte.

Apenas quem viveu e construiu a luta sabe como foi o processo interno para que fosse reconhecida a importância e a relevância do trabalho desenvolvido pela categoria eletricitária da Eletronorte. É com muito pesar que assistimos a este ano, em um cenário que as demais empresas viveram a realidade muito bem conhecida pela Eletronorte, comportamentos que tentaram desvalorizar os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte, desmerecer a luta histórica travada por décadas em prol do reconhecimento da categoria eletricitária da base Eletronorte.

Construir a luta, ser sujeito de nossa história. É com esse lema que os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte lutaram e conquistaram, ano após ano, passo por passo, o reconhecimento de seu trabalho.


Articulações foram necessárias para garantir um melhor montante de PLR

Após as assembléias realizadas, que aprovaram a proposta apresentada, os dirigentes sindicais do Sindinorte buscaram a Eletrobras e Eletronorte para chegar no entendimento da operacionalização para pagamento da PLR. No decorrer da última sexta-feira, chegou-se ao seguinte entendimento: o valor da 1,96 folhas será para o pagamento da PLR dos trabalhadores e trabalhadoras ativos(as). Os PDVistas serão pagos com outro recurso, com data prevista para 10/06. Caso haja algum problema na conta corrente do titular, a Eletronorte se comprometeu em regularizar até o dia 20/06. Dessa forma, o montante a ser distribuído aos(às) trabalhadores(as) ativos a título de PLR aumenta.