Dirigentes sindicais do STIU-DF em assembleia realizada nesta quarta-feira (16) reforçaram a importância da categoria eletricitária em participar da paralisação nacional, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de abril, contra o desmonte do setor elétrico nacional e pelo pagamento da Participação nos Lucros e Resultados – PLR.

A paralisação ocorrerá em todo o Brasil, nas empresas do setor elétrico ligadas a Eletrobras. Durante a paralisação apenas os serviços essenciais serão mantidos.

Para o diretor do STIU-DF, Boréu, a categoria deve estar mais uma vez unida e mostrar a sua força. “Os trabalhadores precisam de uma empresa forte e que cumpra os seus compromissos com a categoria e a sociedade. Os eletricitários não podem ser punidos pela mudança que o Governo trouxe para o setor elétrico.

Quadrimestral

Nos dias 09 e 10 de abril, em Palmas-TO, foi realizada a primeira quadrimestral de 2014 e a Eletronorte já demonstrou descaso com os trabalhadores e trabalhadoras. Sem representantes da empresa, o Sindinorte entende que a Diretoria está sendo negligente com questões relevantes à categoria, como a saúde e segurança no trabalho, descumprimento da NR-10 e NR-35, banco de horas, passivos trabalhistas, entre outros.

Foi apresentada proposta para o pagamento do adicional de insalubridade, aos (às) trabalhadores(as) que atuavam nos ambulatórios. Apesar do reconhecimento do direito, a proposta da forma de pagamento é demasiada longa, e o Sindinorte apresentou uma contraproposta, a ser respondida. Também foi apresentado pela empresa, o passivo do intervalo de intrajornada das telefonistas.

Compensação dos dias parados na greve de 2013

Outro ponto abordado foi a questão da compensação dos dias da greve de 2013. A empresa, sem fazer a devida comunicação aos trabalhadores e trabalhadoras, lançou no sistema de ponto as horas da greve de 2013 que devem ser compensadas, conforme decisão do STF. Após negociação do Sindinorte o prazo foi estendido até abril do próximo ano, quando termina a vigência do atual acordo.

Banco de horas

Para tentar solucionar a questão do banco de horas, o STIU-DF protocolou, em fevereiro, denúncia no Ministério Público do Trabalho em desfavor da Eletronorte por descumprimento de acordo coletivo de trabalho.  A negociação pleiteada no intuito de que a empresa cumpra com o acordo que a ela própria assinou, mais uma vez não aconteceu.

Após muita pressão, a empresa apresentou em mesa os pontos que pretende negociar.  Para dar fim ao problema uma nova rodada de negociação está marcada para os dias 22 e 23 de abril.