Diretores do STIU-DF participaram nesta quarta-feira (12) do I Seminário sobre Rotatividade no Mercado de Trabalho: Diagnósticos e Propostas de Enfrentamento, no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O objetivo do Seminário é minimizar os efeitos da alta rotatividade em determinadas vagas de trabalho, uma vez que o emprego está em alta no País. No ano passado, mais de 1,1 milhão de postos de trabalho formais foi criado. O ministro do MTE, Manoel Dias, avalia que neste ano serão criadas ainda mais vagas.

“Estamos tendo aumento na geração de emprego nos últimos anos e isso impacta numa rotatividade maior, pois o trabalhador busca sempre uma melhor colocação no mercado de trabalho, que está aquecido”, disse.

Para os diretores do STIU-DF, Tiarles Lourenço e Jeová de Oliveira, a preocupação com o tema é muito relevante, já que Brasília e o Brasil estão em um grande processo de transformação social e em plena ascensão na oferta de empregos. “Qualificar esses trabalhadores e trabalhadoras, oferecendo cursos e palestras para esses profissionais é fundamental”, disseram.

As Comissões de Trabalho na Câmara e no Senado, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Fórum Nacional de Secretários do Trabalho (Fonset), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho também foram convidadas.