Por convicção e princípio, o STIU-DF é contra a cobrança compulsória do imposto sindical, cujo desconto representa um dia de trabalho. O Sindicato entende que o desconto é de fachada e serve apenas para sustentar entidades pelegas. Por isso, o Sindicato devolverá a parte destinada aos filiados e filiadas.

O STIU-DF acredita que uma entidade forte, verdadeiramente séria, representativa e de luta deve ser mantida financeiramente com as contribuições espontâneas de seus associados, por meio da decisão soberana tomada em assembleia, e não por uma contribuição imposta pelo Estado.

Essa imposição, todos os anos, acontece em março, conforme o artigo 578 da CLT e a Lei 11.648/08.

No entanto, o STIU-DF alerta todos os eletricitários e eletricitárias do DF, que são filiados, a fazerem o requerimento de devolução dos 60% referentes ao imposto sindical, percentual esse destinado ao Sindicato.

O requerimento deve ser assinado e entregue aos representantes do STIU-DF que estarão nas empresas (conforme calendário abaixo). Há ainda a opção de entregar o requerimento pessoalmente na sede do Sindicato, no período de 05 a 31 de março  de 2014. Para isso, basta anexar cópia do contracheque do mês em que ocorreu o desconto (março/2013).


Saiba como proceder

– Não serão aceitos requerimentos sem assinatura ou sem a cópia do contracheque;

– O(a) trabalhador(a) deverá entregar pessoalmente seu pedido;

– O valor só poderá ser creditado em conta corrente de titularidade do(a) trabalhador(a) requerente;

– Apenas filiados(as) ao STIU-DF poderão requerer a devolução do Imposto Sindical referente ao ano de  2013;

– O(a) trabalhador(a) deverá assegurar-se de que  todas as informações preenchidas no formulário estão corretas, a fim de garantir o retorno da confirmação de  recebimento e do pagamento;

– Guarde bem seu protocolo de entrega. Em caso de reclamação, ele será exigido.


CALENDÁRIO DE DEVOLUÇÃO DOS 60% DO IMPOSTO SINDICAL 2014

Fique atento, o período para solicitação de devolução do imposto sindical nas empresas será de 10 a 21 de março de 2014.