Nesta quarta feira (29), dirigentes sindicais do STIU-DF informaram, em assembleia, à categoria eletricitária da Eletronorte sobre as medidas adotadas para solucionar questões como o controle de frequência e horas extras.

Sobre o controle de frequêcia – Tempus , o diretor do STIU-DF, Flávio Figueirôa, disse que desde o  mês  de outubro passado quando  o novo controle foi  implantado  o Sindinorte  vem  alertando  a  Eletronorte  sobre  a deficiência do sistema. “A entidade sindical entende que é preciso ajustar o novo sistema para adequação a realidade da empresa”, destacou.

Para ele, também é necessário ser revista a norma que trata das notificações e advertências.

HORAS EXTRAS

Outro ponto com irregularidades é a forma de compensação e recebimento das horas extras.  O acordo coletivo de trabalho prevê o pagamento das horas extras efetuadas após o horário de expediente, o que vem sendo descumprindo pela Eletronorte.

O Sindinorte alertou a empresa sobre a interpretação errada que alguns gestores estão fazendo do ACT do Banco  de  Horas,  o  que  tem  prejudicado  os trabalhadores  de  suas  áreas.

Caso a situação não seja regularizada, o STIU-DF entrará com ação na Justiça cobrando o cumprimento do acordo firmado entre o Sindicato e empresa.

E-VIDA

Outro assunto apresentado na assembleia foi a reunião do  Sindinorte  com  os diretores  da E-Vida  para  apresentar  as  reclamações  dos  trabalhadores da  sede  e  regionais,  em  relação ao funcionamento do plano, bem como cobrar respostas das pendências existentes.

Quanto  aos  genitores, cuja participação no plano de saúde foi vetada, tanto a E-Vida quanto a  Eletronorte  se  recusam  a  aceitá-los.  Desta forma,  o Sindinorte ajuizará ações na Justiça. Sobre esse ponto em  especial,  o  Sindinorte  informa  que,  durante  todo esse  tempo,  apostou  na  negociação  em  via administrativa; contudo,  o  ajuizamento  das  ações  se deve à intransigência da empresa.

Processo dos cinco níveis – RD 598/08

O dirigente sindical do STIU-DF, José Daldegan, informou que foi realizada no dia 20 passado audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região para tratar do processo referente à RD 598/08, onde a juíza Solyamar Soares marcou a decisão para o dia 27 de fevereiro.