Dirigentes sindicais do STIU-DF e representantes da CEB assinaram nesta sexta-feira (27) o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria eletricitária, vigente até outubro de 2015.

Após 30 dias em greve, os trabalhadores e trabalhadoras da Companhia conseguiram garantir o reajuste salarial conforme INPC de 5,58%, com ganho real de 2,5%, sendo 1,25% em 2013 e mais 1,25% em 2014. Além disso, conquistaram abono no valor de R$ 10 mil, pagos em quatro parcelas iguais.

Com o novo ACT, a CEB se comprometeu a constituir um grupo paritário para estudar e avaliar as cláusulas que tratam da complementação do auxílio doença previdenciário, mais o complemento do auxilio doença para o acidente de trabalho. Além de analisar a proposta formulada pelo Sindicato relativa ao benefício de risco no plano CEB-PREV.

Para o diretor do STIU-DF, Alaiton Faria, a assinatura do ACT representa o compromisso da empresa com os trabalhadores. “Lutamos durante 30 dias por este acordo, agora o papel do Sindicato é cobrar da CEB o cumprimento de todas as cláusulas”, destaca.

Para validar o ACT, o termo será encaminhado ao Ministério do Trabalho e Emprego para protocolo e registro.