FPP_8548

Nesta quinta-feira (24), dirigentes sindicais e delegados retomaram as atividades do VIII Congresso dos Urbanitários no DF (Conurb) para deliberar sobre a reforma do estatuto da entidade. As teses foram apresentadas pelos delegados natos e delegados eleitos.

Foram registradas pela comissão organizadora oito teses, que propõem alteração em quarenta e dois artigos do estatuto. Uma das propostas sugeria o reajuste da mensalidade sindical, mas a proposição foi rejeitada. Se aprovada, o percentual passaria de 1,5%  para 1,65%.

Outro ponto de destaque foi a discussão sobre as prerrogativas e deveres do Sindicato com relação à prestação de assistência jurídica. O estatuto previa apenas o atendimento jurídico Trabalhista. Os delegados aprovaram a prestação de assistência jurídica Previdenciária, serviço esse que na prática o Sindicato já presta, sendo portanto foi formalizado.

Devido a complexidade do tema e quantidade de alterações sugeridas, a discussão continuará amanhã (25), quando as propostas devem ser votadas.

A primeira parte do Conurb, realizado de 26 a 28 de setembro, definiu o plano de lutas do sindicato. Além de realização de palestras sobre juventude e gênero, previdência complementar, dentre outros.