Foi realizada nesta quinta-feira (26), a abertura do VIII Congresso dos Urbanitários no DF – CONURB. Eletricitários e eletricitárias se reuniram no Centro de Eventos e Treinamentos da CNTC para discutir assuntos específicos do setor elétrico. Além de debater sobre saúde e segurança no trabalho e previdência complementar.

Na solenidade de abertura do Congresso estiveram presentes os representantes da Central Única dos Trabalhadores, Rodrigo Rodrigues, do Levante Popular da Juventude, Laura Lyrio, da Companhia Energética de Brasília, Antonio Rodrigues do Amaral e da Eletronorte, Eli de Melo Júnior, o representante da Plataforma Operária e Camponesa, Joceli Andrioli, dentre outros.

Na mesa de debate sobre saúde e segurança do trabalho, o técnico de segurança, Francisco Sales, enfatizou que as entidades sindicais têm um papel fundamental junto às CIPAS. “O apoio do movimento sindical aos cipeiros é de extrema importância. Com esse apoio, os técnicos de segurança conseguem atuar de forma efetiva, ajudando a difundir o pensamento prevencionista”, disse.

Já Cláudia Ricaldoni, presidente da Anapar, palestrou sobre previdência complementar. Ela alerta os jovens que estão entrando no mercado de trabalho a pensarem no futuro. “Temos que mudar o pensamento da juventude sobre previdência. É preciso convencê-los que o fundo de pensão é de fato o futuro deles. As pessoas só se preocupam com a aposentadoria quando estão próximos a ela. Também é preciso fiscalizar os investimentos e estar atento aos diretores que gerem os fundos”.

Outro destaque do Congresso foi o debate sobre Juventude e Gênero, com a participação do secretário executivo do conselho de juventude do DF, Yuri Soares Franco. Laura Lyrio defendeu a participação da classe trabalhadora nas decisões políticas. Além da Secretária de Mulheres Trabalhadoras da CUT/DF, Maria da Graça de Sousa, que deixou uma pergunta aos participantes: como encantar os jovens e as mulheres a participarem do movimento sindical e político?