new_Assembleia_ELN

Os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte e Furnas referendaram a proposta apresentada pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Carlos Alberto Reis, e aprovaram a suspensão do movimento grevista, até a próxima sexta-feira (2).

A proposta do presidente é composta pela aplicação de um ganho real de 2,5%, a ser aplicado de forma cumulativa em 2013 e 2014, sendo 1% retroativo a maio desse ano, um ponto percentual em janeiro do ano que vem e o 0,5% restante em setembro de 2014. Além do pagamento de quatro talões de tíquetes, retroativo a maio de 2013, em forma de abono, e o mesmo quantitativo em maio de 2014.

Ficou marcada para a próxima quinta-feira, 1º de agosto, a retomada da audiência de conciliação realizada na segunda-feira (29), quando se pretende fechar um acordo trabalhista entre as entidades sindicais e a Eletrobras. O sindicato disponibilizará ônibus aos trabalhadores que queiram participar da audiência.

A diretora do STIU-DF, Fabiola Antezana, explicou à categoria que, caso a empresa não referende a proposta do TST ou apresente uma contraproposta inferior, o movimento grevista poderá ser retomado. “Estamos suspendendo a greve na tentativa de se chegar a um acordo que atenda a categoria, mas se a empresa não fizer a parte dela temos toda a autonomia de voltarmos com a paralisação”, disse.

Após a audiência, o STIU-DF convocará os trabalhadores e trabalhadoras a participarem de assembleia informativa e deliberativa na sexta-feira (2), ainda sem horário definido.