DSCN5854

 

Na manhã desta sexta-feira (19), o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) se reuniu com a direção do grupo Eletrobras no Rio de Janeiro para tratar da Campanha Salarial. Esta reunião é fruto de audiência com o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, realizada na quarta (17), para tratar sobre a Data-Base dos eletricitários. O ministro assumiu o compromisso de encaminhar a pauta da categoria ao Ministério do Planejamento.

Em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (18), a diretora do STIU-DF, Fabiola Antezana, ressaltou que, politicamente, a audiência foi importante para o processo de negociação da data-base. “Com o compromisso do Ministro, Edison Lobão, a retomada da negociação será possível, evitando o dissídio coletivo”, avaliou Fabiola.

Ela reforçou a importância da mobilização e apoio dos trabalhadores no movimento grevista. “É preciso intensificar a participação dos eletricitários na greve, principalmente, os companheiros que atuam na área de operação”, disse.

O diretor de base do Sindicato, Ikaro Chaves, informou que foi realizada, na quarta-feira (17), a primeira audiência para tratar da periculosidade. Após questionamentos feitos pelo STIU-DF, o Tribunal Regional do Trabalho intimou a Eletronorte a prestar esclarecimentos sobre a alteração na base de cálculo no benefício dos trabalhadores. A juíza concedeu o prazo de cinco dias para que o STIU-DF apresente contestação às alegações da empresa. A decisão final ficou marcada para o dia 08 de agosto.