Paralisação é motivada por demissões que Equatorial estaria fazendo no quadro de funcionários da empresa

18/06/2013 – 11:34h

Os funcionários da Celpa (PA) estão desde a última segunda-feira, 17 de junho, em greve por tempo indeterminado. A paralisação já era prometida pelo movimento sindical e é motivada por demissões que a Equatorial Energia, que comprou a empresa no ano passado da Rede Energia, estaria fazendo no quadro de pessoal da empresa, além de terceirizações. De acordo com Ronaldo Romeiro, presidente do sindicato dos Urbanitários do Pará, a adesão foi de cerca de 70% dos trabalhadores da distribuidora espalhados nas cidades polo do estado.

Em nota, a Celpa se defende e classifica a paralisação como imotivada, já que ela não estaria fazendo demissões coletivas. Ela alega que em abril ofereceu um plano de demissão voluntária ao qual aderiram 246 colaboradores e as demissões feitas depois foram pela não adaptação de alguns funcionários ao novo modelo de gestão adotado.

Ela ressalta que os serviços estão funcionando normalmente e que há a garantia legal de equipes mínimas para atendimento aos clientes durante a paralisação. Ela esclarece que as empresas que prestam serviço para a companhia possuem experiência e atuam em vários estados brasileiros e que algumas dessas empresas já trabalhavam para a empresa na antiga gestão.

Fonte: Agência Canal Energia, Pedro Aurélio Teixeira