Os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte participaram na manhã desta sexta-feira (14) de reunião convocada pelo STIU-DF com representantes da Previnorte. Foi feita apresentação sobre os investimentos e resultados dos ativos da Fundação. Além disso, prestaram esclarecimentos sobre matéria divulgada na imprensa, no mês passado.

O presidente da Fundação, Aderilton Rodrigues, falou que a reunião é uma oportunidade para que os participantes do fundo de pensão conheçam as atividades e investimentos da Previnorte. “Sempre trabalhamos com transparência. Os participantes que tiverem interesse podem acessar as planilhas da Fundação, que são públicas”, ressaltou.

O diretor financeiro, Fábio Resende, esclareceu matéria publicada Veja, onde menciona o envolvimento da Previnorte em transações financeiras, articulada pela ex-ministra Erenice Guerra. “A revista Veja foi irresponsável e leviana. Eu afirmo categoricamente que não houve nenhuma compra de títulos. A matéria publicada não encontra amparo nas suas práticas de governança e transparência”, enfatizou.

De acordo com o Resende, a Fundação opera exclusivamente no mercado primário de títulos, ou seja, todas as operações são realizadas em leilões, sem envolvimento de terceiros que poderiam lançar dúvidas quanto à lisura dos processos.

O representante da Fundação esclareceu que a mencionada compra de títulos para sua carteira de investimentos não é prática da Previnorte, que prevê limites para cada tipo de investimento e realiza apenas as aplicações com alto grau de segurança estabelecido pelo mercado.

O diretor do STIU-DF Boréu de Alcântara esclareceu que o Sindicato não fez indicação, e sim apoiou Fábio para a Previnorte. “O Fábio tem o nosso apoio. Não temos vergonha em dizer que apoiamos a ou b, até porque já defendemos nomes independente da sua formação ideológica. Agora, quando há comprovação de qualquer desvio, também não vamos nos envergonhar em pedir a saída de quem quer que seja”, disse. “O que não pode haver é pré-julgamento sem nenhuma comprovação”, acrescentou Boréu.

O delegado sindical e ex-conselheiro da Previnorte, Emídio da Costa Neto, disse ter plena confiança na atuação e gestão da Previnorte. “Tenho clareza e tranquilidade em defender que o Fábio e toda a diretoria da Previnorte estão fazendo um trabalho eficiente. Estamos vendo o início da campanha eleitoral de 2014”, disse.