O ENOP será transmitido ao vivo pela internet, a partir das 8h30 desta sexta-feira (24). Para ver clique aqui

Operadores do Sistema Elétrico Brasileiro, de todos os estados, se reunirão no auditório do Interlegis (Senado Federal) para debater sobre a segurança operacional do sistema interligado durante o VII Encontro Nacional da categoria.

Pela manhã, o economista do Dieese, Daniel Passos, falará sobre os efeitos da interrupção no fornecimento de energia elétrica para a população, indústria e comércio. Já o palestrante do Operador Nacional do Sistema (ONS) abordará a revisão de procedimentos para a implementação da rede de operação, que está em curso.

À tarde, haverá outras duas palestras. Uma sobre organização do trabalho e as consequências à saúde, ministrada pela psicóloga Elisa Ferreira. Logo mais, o sindicalista Sérgio da Fonseca falará sobre a influência no tempo de resposta operacional durante problemas operacionais.

Em tempos de Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, a segurança do sistema elétrico é uma das principais preocupações do Governo, até mesmo para afastar os riscos de apagão durante esse período. Mas até onde esse cuidado é real? Já que os operadores, que são os trabalhadores que desempenham a principal função garantidora da energia para o País, vêm sendo atacados em seus direitos, assim como, em suas condições de trabalho, que estão se deteriorando a cada dia.

A gravidade da situação coloca em risco toda a programação para os grandes eventos internacionais.

 

Confira a programação do ENOP