Em repúdio à alteração na base de cálculo no adicional da Periculosidade, a categoria eletricitária da Eletronorte em Brasília aprovou indicativo de paralisação nacional para o próximo dia 19. A medida é uma reação ao grave descumprimento da cláusula 7ª do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). As demais regionais farão assembleias nesta quinta-feira (07) e sexta (08) para deliberar sobre a mobilização.

A alteração na Periculosidade atinge diretamente o bolso da classe trabalhadora. Antes, o benefício (adicional de 30%) era calculado sobre a totalidade da remuneração dos trabalhadores (as) expostos (as) ao risco e morte. Agora, com a modificação arbitrária, será computado apenas sobre o salário base.

Outro ponto que levou a categoria a aprovar paralisação foi a suspensão da Harmonização Salarial que estava sendo feita pela Eletronorte e previa equacionar a grande diferença salarial entre os (as) trabalhadores (as). Mas a Eletrobras ordenou o fim do levantamento.

Quando precisam decidir sobre uma questão prejudicial aos trabalhadores as coisas acontecem rapidamente. Mas quando é para favorecer a classe trabalhadora não pode ser feito. Isso é uma incoerência”, destaca a diretora do STIU-DF, Fabíola Antezena.

Não podemos concordar nem aceitar isso. Por isso a categoria aprovou essa paralisação em repúdio ao prejuízo que estão fazendo arbitrariamente com os nossos direitos”, acrescenta Fabíola.

O STIU-DF, seguindo orientação do Sindinorte, entrará com ação judicial para barrar essa medida da Eletronorte e restabelecer essa garantia histórica da classe trabalhadora eletricitária filiada.