Diretores do STIU-DF participaram da instalação das CIPAs 2012/2013 da CEB, implementada na manhã desta sexta-feira (23) na sede da empresa, no SIA. A cerimônia de posse dos novos cipeiros começou com um minuto de silêncio por causa do acidente ocorrido no Ministério do Esporte no dia 15 passado, que vitimou o eletricista Wilson de Pádua Pires e deixou gravemente ferido o também eletricista, José Pereira dos Santos.

O diretor do STIU-DF, Jeová de Oliveira, muito emocionado, lamentou profundamente a morte de Wilson e lembrou que ao longo de décadas perdeu vários amigos eletricistas por causa de acidentes de trabalho. “Por isso o fortalecimento da CIPA é fundamental para que não voltemos a ver novos casos com vítimas. É doloroso demais ver a família em torno do caixão, ainda mais sabendo que ele iria se aposentar daqui a seis meses”, disse.

Jeová também destacou que a prevenção é sobretudo responsabilidade do trabalhador porque é a sua vida que está em jogo. Destacou que é preciso ter consciência para cobrar os equipamentos de segurança e também usá-los. O diretor do Sindicato pediu ainda a reestruturação da área de segurança da CEB e solicitou que no próximo concurso da empresa sejam contratados técnicos e engenheiros da área.

O diretor de gestão da CEB, Caubi Santana, disse que tem feito o possível e o impossível para melhorar a estrutura da empresa, dando as condições necessárias para que a segurança dos trabalhadores e trabalhadoras seja cada vez melhor. “Temos levado a prevenção ao pé da letra, pois temos consciência que o capital humano é o maior bem que a CEB possui”, disse.

Em nome dos cipeiros falaram Luciana Gomes e o vice-presidente da CIPA Oeste, Emerson Alves. Luciana, que está na 2ª gestão, destacou que quando assumiu a CIPA ela estava em descrédito pela categoria. “Tínhamos um grande desafio, que era voltar a fazer da CIPA um referencial em nossa classe trabalhadora. Muitas coisas conseguimos realizar, algumas não. Espero que essa nova gestão consiga concluir todo o plano de ação”, frisou.

Emerson sugeriu que a empresa disponibilizasse um dia programado da semana ou do mês que fosse exclusivo para que os cipeiros pudessem realizar um trabalho mais atuante na prevenção de acidentes.