IELN

Categoria mobilizada conquista ganho real, abono salarial e avanços importantes

 

Por dois anos os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte ficaram sem reajuste com ganho real, com a desculpa da “crise econômica internacional”. Mas desta vez foi diferente. Conseguimos derrubar a lógica que o governo tentava novamente nos impor.

 


A categoria unida mostrou a sua força ao Palácio do Planalto, que enxergou o nosso valor e reconheceu nosso papel fundamental na sociedade. Saímos fortalecidos dessa greve e só conseguimos isso porque ficamos firmemente mobilizados, todos os dias  

 

 


Conquistamos reajuste salarial retroativo a maio de 6,6% (sendo 5,1% referentes à inflação, mais 1,5% de ganho real) e abono salarial de R$ 2.800,00 na forma de quatro talões de tíquetes alimentação, já reajustados pelo índice de 5,1%. Além disso, conseguimos avanços em cláusulas importantes para a categoria e a constituição de duas comissões para avaliar as concessões no setor elétrico e estudar a viabilidade de implementação de um plano de saúde aos aposentados em nível nacional (veja a íntegra do acordo aprovado).

 

 


O Sindinorte parabeniza todos os trabalhadores e trabalhadoras do setor elétrico por essas conquistas. Mas a nossa luta não acaba aqui. Hoje, 30 de julho, o Sindinorte se reúne para avaliar como conduzir a Campanha Específica de Data-Base, que também deverá ser analisada em novas assembleias deliberativas em todas as bases da Eletronorte. Somente 5 dias após negociação e aprovação de um ACT Específico para o período 2012-2013, é que os efeitos dos dois Acordos Coletivos de Trabalho serão aplicados.

 

PASSIVO TRABALHISTA

 

Além da Campanha Específica de Data-Base, o Sindinorte deverá definir como encaminhar as assembleias deliberativas específicas dos passivos “Tamburello”, “Periculosidade” e “Horas Extras e Horas de Viagem a Serviço”, conforme despacho do juiz Fernando Gabriele Bernades. Todas estas três assembleias deverão ocorrer nesta semana. A assembleia da Tamburello na sede da Eletronorte já está marcada para amanhã (31), conforme edital abaixo.


 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

 

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas, nas Atividades de Meio Ambiente e nos Entes de Fiscalização e Regulação dos Serviços de Energia Elétrica, Saneamento, Gás e Meio Ambiente no Distrito Federal – STIU-DF, convoca os empregados e ex-empregados da Eletronorte que tenham interesse no processo 005-1997 da 9º Vara do Trabalho, a participarem de Assembleia Geral Extraordinária a realizar-se no dia 31/07/2012 (terça-feira) às 12h em primeira convocação e às 12h30 em segunda convocação, na entrada principal da Eletronorte, localizada no SCN Quadra 06 – subsolo do Shopping ID – Asa Norte, com a seguinte pauta : 1) Informes e deliberação sobre o processo da Curva Tamburello.

Brasília-DF, 26 de julho de 2012.

Cleiton Moreira de Faria

Pela Diretoria Colegiada do STIU-DF

 

 


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF