inf

Com a presença de um grande público no auditório do Espaço Cultural Lindinalva Cabral, em Paulo Afonso, Bahia, foi lançada oficialmente a campanha Todos Pela Energia. Privatização não é a Solução. Promovida pela Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), sindicatos filiados, como o Sinergia-BA, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e a Central Única dos Trabalhadores. Na parta de manhã foi feita a abertura dos debates, estiveram presentes delegações do MAB de vários estados, Movimento dos Sem Terra (MST), a Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (FRUNE), população local e a presença de sindicatos de várias partes do país com suas delegações.
O presidente da FNU na abertura dos debates falou da importância da realização dessa campanha e da escolha de Paulo Afonso para esse grande ato. ” Sabemos que a CHESF representa muito para a população não somente local, mas de todo nordeste, pois ele representa a continuidade do desenvolvimento econômico e social que vem modificando esse país. Nesse sentido, não podemos aceitar que esse ciclo de crescimento seja ameaçado com uma nova onda de privatizações, representado pela licitações defendidas pelos setores conservadores e empresários. O Povo aqui presente é uma demonstração de que estamos no caminho certo, assim sendo conclamo cada companheiro (a) presente a multiplicar essa campanha Todos pela energia. Privatização não é a solução”, disse.
O presidente da FNU, Franklin Moreira, destacou, durante entrevista coletiva que antecedeu o lançamento da campanha, que o governo precisa mandar um projeto ao Congresso determinando a renovação das concessões, e então a próxima etapa será pressionar os parlamentares a aprová-lo.
“Espero bom senso da presidenta Dilma, ela conhece muito bem o setor elétrico e sabe que a presença do Estado no comando é que vai garantir os investimentos necessários para a expansão da rede e também para garantir tarifas justas”, disse. “Mas é melhor que isso aconteça até o início de 2012, para que haja tempo de preparar as regras que precisam ser incluídas nos editais de renovação de concessão em 2014”, completou.
“Devemos lembrar que cobrar condicionantes, cobrar novas regras que atendam a população, é mais fácil quando se lida com o serviço público do que quando o debate é com empresa privada”, lembrou.
O vice-presidente da FNU, dirigente do Sinergia-Bahia e coordenador da campanha “Todos pela Energia”, Paulo de Tarso Guedes de Brito Costa, disse acreditar que essa luta tem tudo para ganhar as ruas, conquistar apoio da população e repetir o sucesso dos esforços que, em 2004, convenceram o então presidente Lula a retirar a CHESF e outras companhias públicas do cronograma de privatizações.

(FNU-CUT, 18.11.11)