Governo de Agnelo Queiroz já criou 145 vagas desde o início de 2011. Iniciativa soma-se ao esforço da atual gestão para recuperar a qualidade dos serviços públicos de Saúde

 

Começaram a funcionar nesta terça-feira (19) 55 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na rede pública do Distrito Federal. Com o reforço, a expectativa é zerar a fila de espera por vagas, hoje formada por 26 pacientes. O governador Agnelo Queiroz destacou, durante a posse de 635 servidores na área da Saúde, ocorrida ontem, o compromisso com a assistência à área. 
“Até o final do ano, nós seguramente alcançaremos a autossuficiência em UTI para nossa demanda. Em apenas dois anos de governo, praticamente dobramos o número de leitos das UTIs criados nos últimos 50 anos e até o fim de 2012 chegaremos a mais de 200 novos leitos”, garantiu. 
Os 55 leitos inaugurados estão distribuídos no Hospital Regional de Santa Maria (21 adultos), no Hospital de Base (20 adultos) e no Hospital Materno Infantil (10 neonatais e quatro pediátricos). A ocupação das vagas seguirá critérios técnicos para evitar problemas como infecções. Uma junta médica irá avaliar as condições dos pacientes da fila, todos já assistidos pela rede pública, para definir os casos prioritários. 
Os leitos do HRSM e do HMIB são regulados. Isso significa que pacientes de qualquer hospital público na fila de espera podem ocupá-los. Os leitos do HBDF são destinados a pacientes que sofreram acidentes ou possuem problemas neurológicos ou cardíacos.

Melhorias – Os recursos utilizados na ativação desses leitos fazem parte dos R$ 15 milhões destinados ao aumento da capacidade das UTIs na rede pública de Saúde. De janeiro de 2011 a maio deste ano foram criados 70 novos leitos na rede, que reforçaram as 206 vagas existentes. Somente no começo de junho de 2012, foram entregues 20 leitos: 10 para pacientes politraumatizados no Hospital de Base e 10 no Hospital Regional de Samambaia (HRS). Com as 55 vagas inauguradas hoje, o GDF alcança a marca de 145 leitos em menos de dois anos. 

A meta da Secretaria de Saúde é ativar, até o fim deste ano, mais 54 leitos – 30 vagas para adultos no Hospital de Base, 20 vagas neonatais nos Hospitais Regionais do Gama e de Sobradinho (sendo 10 em cada unidade), além de quatro leitos no Hospital Materno Infantil. A oferta de vagas nas UTIs soma-se ao esforço da atual gestão para recuperar a qualidade dos serviços públicos de Saúde. Desde o início do governo, a Secretaria de Saúde nomeou aproximadamente 6 mil servidores para diversas áreas.

Leitos de UTI da rede pública de saúde do DF

Existentes na rede quando Agnelo Queiroz assumiu – 206

Entregues de janeiro de 2011 a junho de 2012 – 145

Previsão de inauguração de leitos até o final do ano – 54

 

(Evelin Campos, Agência Brasília, 19.06.2012)