ELN

Com duas semanas desde a implantação da restrição de acesso dos trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte ao seu local de trabalho, a empresa mantém essa sua posição anacrônica.
Sabemos que as catracas a serem instaladas em breve, com registro automático de ponto, acessadas com a digitação da matrícula e leitura da impressão digital, serão muito úteis. O anacronismo da diretoria reside na tentativa de confinar os trabalhadores e as trabalhadoras dentro de um horário limitado, com o intuito de eliminar qualquer possibilidade de horas excedentes de trabalho, na ilusão de garantir maior eficiência. Ora, se a empresa se propõe a ser moderna e eficiente, deve evoluir para uma modalidade completamente inversa: a modalidade de gestão por processos.
Este é justamente o momento de quebrar o paradigma da gestão por horas de serviço. Os gestores se esquecem de que a grande maioria dos trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte não medem esforços para garantir a qualidade de seu trabalho, muitas vezes deixando de almoçar ou voltar para casa na hora do jantar. Por que, agora, querer nivelar a todos em uma forma de trabalhar que, já está provado, só gera insatisfação, cerceia a criatividade e reduz a produtivida-de? Com tal medida, a Eletronorte está andando para trás.
Dentro dessa nova visão de em-presa, agora que a tecnologia garante total confiabilidade no registro de en-trada e saída do local de trabalho, o sistema de registro de ponto tem que mudar, sim: tem que ser totalmente livre, deixando os trabalhadores e as trabalhadoras entrarem e saírem nos horários que, com responsabilidade, julgarem pertinentes.
Chega de tratamento preconceitu-oso e discriminatório, em que todos são suspeitos de quererem apenas “fazer hora” e não trabalhar.
A diretoria da empresa não perde em nada por confiar em seus trabalhadores e suas trabalhadoras. Fazendo isso, em breve verá que o clima organizacional será bem melhor – os trabalhadores e as trabalhadoras terão um desempenho e uma eficiência muito superiores.

Amanhã tem assembleia para deliberação sobre a Pauta Específica de Reivindicações do ACT Específico 2012/2013.
Confira a pauta no site do sindicato: www.urbanitariodf.org.br


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF