IELNLogo após o fechamento do ACT ESPECÍFICO 2010/2011, ficou acertado com a Eletronorte um calendário de reuniões para os dias 10 e 11 de agosto, objetivando a discussão de assuntos de grande relevância que não fizeram parte das negociações da ultima data base. O SINDINORTE apresentou a seguinte pauta:
• Passivo das horas extras;
• Passivo das parcelas duodecimais não pagas na PLR (retroativo a 2004, que foi paga em 2005);
• Verba do mérito por merecimento;
• Consolidação da redação da cláusula do Auxílio Creche/Babá;
• Apresentação da resposta por parte da empresa ao Ofício enviado pelo SINDINORTE à Diretoria da empresa, tratando dos seguintes pontos: ISONOMIA DE TRATAMENTO – MÉDICO X TÉCNICO EM ENFERMAGEM, PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE DISJUNTORES e AMBULÂNCIAS
• Alteração do registro indevido nas CTPS´s Curva Tamburelo;
• Alteração dos contratos de trabalho, de 180 para 220 horas, dos trabalhadores que hoje estão em subestações de 230 kV, pois a empresa não está indenizando o adicional noturno e o adicional de penosidade;
• Novas regras da periculosidade segundo IN 026 (reivindicação do SINDINORTE, retorno da comissão paritária);
• Adoção das novas regras do registro de ponto;
• Passivo do Plantão Social (Maranhão);
• Negociação do Talão de Ticket (Termo de Compromisso 2 do ACT 2010/2011)
• Passivo do Adicional Noturno decorrente do pagamento indevido nos últimos 5 anos, ACT Nacional 2010/2011, Cláusula 26ª, item IV.
No dia 10 de agosto, a reunião transcorreu normalmente. O SINDINORTE discorreu sobre todo o conteúdo da pauta, inclusive relembrando aos representantes da empresa alguns compromissos assumidos com os trabalhadores e trabalhadoras.
Ficou acertado que, na reunião do dia 11 de agosto, a Eletronorte apresentaria as respostas à pauta. No entanto, em virtude do falecimento do diretor-presidente da empresa, ocorrido no dia 10, foi solicitado a Intersindical o adiamento. A nova data para a continuação da reunião será dia 02 de setembro próximo. 

 

Explosão no compensador síncrono de Imperatriz e punição ao trabalhador de Mato Grosso. Nota de repúdio.

O SINDINORTE repudiou a atitude da Eletronorte em administrar com dois pesos e duas medidas as situações relativas à segurança do trabalhador. A empresa se posicionou que vai rever a forma de planejamento para identificar as possíveis falhas que ocorreram e que culminaram com a segunda explosão no Compensador Síncrono de Imperatriz e que não causaram danos à vida dos trabalhadores daquela localidade, por verdadeiro milagre. Nesse caso a empresa vai pesquisar, apurar e tentar identificar as causas.
Já no caso de Mato Grosso, um trabalhador visando realizar uma atividade de maneira proativa sofreu um acidente com lesões corporais. Pasmem, nesse caso o trabalhador além da lesão corporal, sofreu lesões morais, pois, a empresa também lhe aplicou uma punição. Reflitam e discutam sobre o assunto.

 

NOTA DE PESAR

O SINDINORTE vem de publico externar nosso profundo pesar pelo falecimento do Presidente da Eletronorte ocorrido no dia 10 de agosto.


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF