FUR

Tendo em vista que a campanha salarial de data-base deste ano ocorrerá num período de muitos acontecimentos importantes para os trabalhadores, precisamos ter a tranquilidade necessária para não permitir que alguns eventos possam comprometer a nossa organização.
Está programada para março próximo a eleição de um representante dos trabalhadores para o conselho de Administração de cada uma das empresas do sistema Eletrobrás. A agenda dos trabalhadores prossegue em maio, com as eleições no STIU-DF (diretoria colegiada e conselho fiscal) e na Federação Nacional dos Urbanitários (FNU); nos meses de junho e julho será a vez dos congressos Estadual e Nacional da CUT, e, por fim, teremos eleições municipais em outubro, exceto no Distrito Federal.
Portanto, diante de tantos acontecimentos relevantes, será necessária grande habilidade para construir e consolidar uma campanha que possa ser bem-sucedida e vitoriosa.
Como o processo de negociação da data-base é conduzido pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), os sindicatos que compõem as intersindicais realizam os encontros específicos por empresas antes do planejamento estratégico do CNE.
Nós trabalhadores de Furnas estamos organizados na Intersindical Furnas, que tradicionalmente realiza o Encontro Nacional dos Trabalhadores de Furnas (ENTFU). Neste ano, a organização do Encontro está a cargo dos sindicatos da base do Rio de Janeiro – SINTERGIA, SENGE-RJ e SINTAERJ – e ocorrerá nos dias 29 de fevereiro, 1.º e 2 de março.
Após as análises de conjuntura política e econômica e os debates sobre temas como Fundação Real Grandeza, Plames, política de RH e gestão da empresa, entre outros, os participantes do ENTFU aprovam encaminhamentos para a organização da campanha salarial de data-base. Nesse momento, também discutem e organizam uma pauta específica para que a Intersindical possa conhecer os anseios, as necessidades e preocupações dos trabalhadores e debatê-los com a empresa.
Caso queira contribuir, anote suas sugestões no espaço reservado no final do boletim e entregue-as a um representante do Sindicato dos Urbanitários em Brasília ou Serra da Mesa até o dia 24 de fevereiro.
Também é de fundamental importância preencher a pesquisa da data-base, que irá subsidiar a elaboração da nossa pauta nacional de reivindicações. Basta acessar o link PESQUISA CNE/FNU DATA-BASE 2012/2013 na página do STIU-DF (www.urbanitariosdf.org.br).
Primeira assembleia – Tendo em vista a realização do ENTFU no fim de fevereiro/início de março, nossa primeira assembleia preparatória para a data-base de 2012 será realizada no dia 13 de fevereiro, no tradicional horário de 12h30. Não deixe de participar!!


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF