Inclusão do fator de qualidade na formação da tarifa está entre os temas que serão debatidos

As mudanças nas tarifas de energia elétrica, propostas pela Agência Nacional de Energia Elétrica serão debatidas em audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor, em data ainda indefinida. Serão abordados a inclusão do fator de qualidade e o nível de investimentos na formação da tarifa, segundo o deputado Weliton Prado (PT-MG), parlamentar que propôs a realização da audiência.

As novas regras foram aprovadas pela Aneel em 8 de novembro e passam a valer já a partir de 2012. Para o parlamentar, as mudanças propostas poderão contribuir para a redução da conta de luz e melhorar o atendimento prestado pelas distribuidoras. O deputado aponta também que as concessionárias serão punidas também quando a duração dos cortes de energia aumentarem, além das multas aplicadas por irregularidades no fornecimento.

Foram convidados para o debate o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; o diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner; o presidente da Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica, José Simões Neto; a diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Juliana Pereira da Silva; o coordenador do Fórum Nacional dos Procons, Antônio Caldas Brito; o presidente da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON), José Augusto Peres Filho; o coordenador do Procon Assembleia de Minas Gerais, Marcelo Barbosa; e a coordenadora Executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Lisa Gunn.

(Agência CanalEnergia com informações da Agência Câmara)