Marcada pela emoção e repleta de depoimentos emblemáticos, a cerimônia em comemoração aos 50 anos de lutas e conquistas do Sindicato reuniu na noite de sexta-feira (25) centenas de bancários, de trabalhadores do ramo financeiro, de dirigentes sindicais, de parlamentares, de secretários de governo e de representantes de outros sindicatos. A história de resistência do Sindicato, fundado oficialmente em 23 de novembro de 1961, é marcada por alguns dos fatos mais importantes do país nas últimas cinco décadas, tais como a ditadura militar, o movimento Diretas Já, o impeachment de Collor, a luta contra as privatizações e a eleição do presidente Lula.

Adelino Cassis, um dos fundadores e o primeiro presidente do Sindicato, falecido em 31 de julho deste ano, recebeu homenagem especial e foi lembrado por sua intransigente luta em defesa dos direitos dos trabalhadores. Como forma de agradecimento pela imensa contribuição, o Sindicato entregou certificado de homenagem póstuma a Carlos Cassis, filho de Adelino.

Ao entregar o certificado a Carlos Cassis, o ex-presidente do Sindicato (2004-2007) e atual secretário de Organização da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Jacy Afonso, fez questão de lembrar a gratidão de todos os trabalhadores ao engajamento de Adelino Cassis. “Carlinhos, é com imensa alegria que te passo esse certificado de gratidão por toda a dedicação do seu pai, Adelino Cassis”, agradeceu Afonso.

Também participaram da cerimônia – que contou com as apresentações da Acadêmicos da Asa Norte, escola de samba que homenageou o cinquentenário do Sindicato no carnaval deste ano, do grupo brasiliense Liga Tripa e do palhaço Xarará – o secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano do DF, Geraldo Magela, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ramo Financeiro da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Sintraf-Ride), Clever Bomfim, o presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CN), José Avelino, e os ex-presidentes do Sindicato José Wilson, José Alves, Jacques Pena e José Sampaio, além do bancário aposentado do Banco do Brasil Édio Custódio, diretor da primeira gestão do Sindicato e um dos responsáveis pela montagem da primeira sede.

Presidente do Sindicato desde 2007, Rodrigo Britto disse que o grande desafio é manter a entidade, que é uma das maiores e melhores do país, forte, democrática, independente e combativa nos próximos 50 anos. “Para isso, precisamos continuar investindo em informação, formação e trabalho. A grande missão da atual diretoria é formar novos dirigentes sindicais para renovar a representação e o movimento”.

Ainda durante a cerimônia foram exibidos vídeos sobre os momentos mais marcantes do Sindicato, além de uma homenagem póstuma a Adelino Cassis.

(Rodrigo Couto, Sindicato dos Bancários de Brasília, 28.11.11)