Foi publicado nesta terça-feira (22/11), no Diário Oficial do Distrito Federal, uma resolução da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa). Esta revisa o procedimento para as intalações de hidrômetros individuais em prédios residenciais. As medidas buscam melhorar as relações entre os usuários e a Companhia Energética de Brasília (Caesb).
Entre os procedimentos estabelecidos pela resolução está no caso de o volume de água divergir em até 10% entre os hidrômetros individuais e o hidrômetro geral. Quando a diferença chegar a 20% a responsabilidade de encontrar e corrigir o problema passa a ser da Caesb.
O sistema de hidrometração individualizada promove uma cobrança mais justa do serviço de abastecimento de água, pois cada usuário paga apenas por seu consumo. Esse tipo de cobrança também estimula um consumo racional e sem desperdícios. A prática de intalar hidrometração individualizada nos condomínios verticais está crescendo, até outubro já haviam 1.186 prédios com o sistema implantado.
(Correio Braziliense, 22.11.11)
