Ato acontece nesta sexta, dia 18

O município de Paulo Afonso, a 460 quilômetros de Salvador, foi escolhido para o lançamento da Campanha Todos pela Energia no estado da Bahia. A campanha nacional é idealizada pela CUT, pela Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), pelo Sindicato dos Eletricitários (SINERGIA) da Bahia e por todos os sindicatos cutistas do setor, além de contra com forte participação dos movimentos sociais.

O objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade para o vencimento dos contratos de venda de energia elétrica ao Ambiente de Contratação Regulada e à licitação ou renovação das concessões de energia no Brasil. Empresas estatais de grande importância como a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) e a Eletrobrás Furnas podem ser desmanchadas caso as concessões não sejam renovadas.

Com o slogan “Renovar já, o Brasil não pode parar!, a campanha a ser lançada no dia 18 de novembro, evidencia o atual momento político que vive o País e alerta para o risco da possível privatização e desnacionalização do setor elétrico brasileiro.

De acordo com os organizadores da campanha, a privatização do setor não é a solução e o país não pode ter novamente sua segurança energética ameaçada, como em 2001 quando o Brasil sofreu com o apagão, alem do exemplo da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA), privatizada em agosto de 1997, quando a prática do preço de venda subsidiada exercido pela então estatal possibilitou a elevação das tarifas, demissões em massa, e terceirização da mão de obra. “Defendemos um preço módico, mas que dê uma estabilidade política para o setor energético. A nossa defesa é para que o estado seja o comandante do serviço de energia elétrica, o país está crescendo e o estado tem que dar o tom dessa prestação de serviço. A energia elétrica é a força propulsora do nosso país. O setor energético precisa estar estável. Em 2001 o país sofreu o apagão, isso aconteceu porque o estado se afastou dos investimentos. Em 2002, a partir do governo Lula, com mais investimento, o país começou a crescer. Portanto, em time que está ganhando não se mexe. renovação já”, conclamou Paulo de Tarso, coordenador da Campanha na Bahia.

O lançamento da campanha na próxima sexta-feira, dia 18, em Paulo Afonso, vai contar com a presença parlamentares, militantes, movimentos sociais, sindicatos de trabalhadores, movimentos estudantis e parlamentares, em cerimônia aberta em defesa da redução das tarifas, da implantação de política para valorização e recuperação dos direitos dos trabalhadores do setor energético nacional e da renovação imediata das concessões evitando assim, que 200 milhões de brasileiros fiquem no escuro.

Após o ato, haverá um showmício com a banda de forró Estakazero. A previsão é que mais de 10 mil pessoas participem do evento em Paulo Afonso.

(Sinergia/BA)