CEB

Decorridos sete dias da greve deflagrada na última quinta-feira, 3/11, os trabalhadores e as trabalhadoras da Companhia Energética de Brasília mantêm a mobilização em busca de avanços na contraproposta apresentada pela diretoria da empresa durante as negociações da data-base e considerada insuficiente pela categoria. Continuidade do realinhamento no Plano de Cargos, iniciado em agosto de 2011, para os funcionários antigos; abono salarial de R$ 7 mil; tratamento igualitário entre os funcionários de nível superior e técnicos contratados a partir de 2010 e extensão do adicional de condutor para os trabalhadores operacionais são as principais reivindicações da pauta da campanha salarial 2011/2013.

A dificuldade do Sindicato dos Urbanitários no DF em negociar melhorias na contraproposta da CEB pode ser medida pela decisão da diretoria da empresa de entrar na Justiça, nesta terça-feira, 8, com ação de dissídio de greve, apesar de dois diretores da Companhia serem ex-diretores do STIU-DF (Mauro Martinelli, diretor de Engenharia, e Caubi Pereira de Santana, diretor de Gestão). Na ação, com pedido de liminar, a CEB queria que a Justiça impedisse a permanência dos grevistas próximo às unidades da empresa (interdito proibitório), o que foi negado. Na avaliação do STIU-DF, foi uma tentativa de cercear o direito de greve assegurado aos trabalhadores e às trabalhadoras da Companhia.

Na tarde desta quarta-feira, 9, o Sindicato deverá se reunir com o secretário de Administração do GDF, Wilmar Lacerda, em busca de uma solução para o impasse. E na próxima segunda-feira, às 17h30, haverá uma audiência de conciliação no TRT.

Debate na TV Band

O diretor do STIU-DF Jeová Pereira de Oliveira participará nesta quinta-feira, na TV Band, de debate sobre a greve com o diretor de Engenharia da CEB, Mauro Martinelli. Será no Primeiro Jornal, às 6h45.