CEBCom surpresa e indignação, o STIU-DF recebeu na reunião dessa segunda-feira à tarde a contraproposta final da CEB à pauta de reivindicações dos trabalhadores. Lamentavelmente, a empresa não se dispõe a atender minimamente a pauta. Com a pior4 proposta de todos esses anos, a diretoria frustra a expectativa da categoria por um Acordo condizente com os esforços que todos vêm fazendo para superar as consequências de anos de sucateamento da empresa, melhorar a qualidade dos serviços e recuperar a imagem da Companhia junto à população.
Trata-se, em primeiro lugar, de uma contraproposta desagregadora, que aposta na divisão da categoria ao excluir parte dos trabalhadores do ACT e flagrantemente discriminar outros. Um exemplo é o salário de efetivação: a empresa propõe aos trabalhadores operacionais percentuais muito inferiores aos de outras carreiras, o que deixou o Sindicato perplexo. Outra tentativa de segregação é a recusa da empresa em estender o adicional de condutor autorizado a todos os trabalhadores que fazem jus a esse adicional.
O retrocesso é a marca da proposta da empresa: o abono salarial é muito inferior ao do ano passado, não há ganho real nem proposta para pagar o realinhamento das distorções salariais no PCCS – cabe destacar que havia o compromisso da CEB de apresentar uma proposta para essa questão até 30 de setembro último. A empresa também não quis discutir a reivindicação do Sindicato em relação à PLR, limitando-se a manter a cláusula do ACT vigente.
Nem mesmo cláusulas de cunho estritamente político foram atendidas pela CEB, a exemplo da eleição do representante dos trabalhadores para o conselho de administação, concessão da paridade na gestão da Faceb e duração do mandato do diretor eleito da Fundação. A empresa sequer justificou sua posição, mesmo não havendo impacto econômico na concessão dessas cláusulas. Em suma, a diretoria da CEB está dando uma verdadeira aula de como não resolver uma data-base negociando.
Os trabalhadores vão avaliar a pior contraproposta da história da CEB e decidir os rumos da campanha. Mas sabem, pela experiência de tantos anos, que nada se conquista sem luta.

Assembleia nesta quinta-feira, 27/10

Como ainda não está definido se a CEB decretará ponto facultativo na próxima sexta-feira, o Sindicato convoca os trabalhadores para assembleia geral no próximo dia 27/10, quinta-feira, na CEB-SIA, a partir das 17h30.

 


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF