Grupo de Trabalho definirá os detalhes da implementação do acordo

Furnas fechou nesta segunda-feira, 26 de setembro, uma parceria com a estatal China Three Gorges Corporation para buscar oportunidades de exploração de energias renováveis no Brasil e no exterior. Os detalhes da implementação da parceria serão discutidos em um grupo de trabalho que será formado por técnicos das duas empresas.

No acordo está previsto ainda a elaboração de planos de ação para a seleção de projetos de investimentos conjuntos, intercâmbios de tecnologia e pessoal, além de programas de treinamento. Está previsto também que, nos negócios futuros firmados no Brasil, Furnas será a sócia majoritária dos projetos enquanto que a estatal chinesa será a minoritária. Para projetos na China, o papel de cada uma será invertida.

“Furnas possui um vasto conhecimento em energia elétrica e é um dos mais importantes atores na produção de energia limpa do País. Já a CTGPC se dedica ao desenvolvimento e à operação de projetos hidrelétricos de grande escala, além de energia eólica e solar. Certamente essa é uma parceria promissora”, afirmou o presidente da estatal brasileira, Flávio Decat, que liderou a missão na Ásia para costurar o acordo. Para os próximos anos, Furnas estabeleceu como meta investir em pelo menos 150 MW anuais em leilões de energia, o que representa um aporte de R$ 500 milhões por ano. Hoje a companhia possui sete parques eólicos no Nordeste, que somam uma potência instalada de 487,6 MW.

(Agência CanalEnergia, 26.09.11)