O STIU-DF deu início, nesta quinta-feira (6), ao processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2026 com a Equatorial Brasília. Para esta data-base, além das cláusulas econômicas, o sindicato incluiu quatro novas cláusulas gerais e propôs avanços em pontos importantes, como o plano de saúde.
Ficou agendada uma nova reunião para a próxima terça-feira, dia 11/11, e acordada a prorrogação do ACT vigente até 17 de novembro.
Cabe destacar que, desde o início das discussões, a Equatorial tem se mostrado resistente às propostas apresentadas pela categoria, negando avanços sob diferentes justificativas. A única exceção foi a cláusula referente à licença-paternidade, que a empresa afirmou que ainda irá avaliar.
Na reunião desta quinta-feira, para surpresa do sindicato, a empresa apresentou uma proposta de reajuste salarial muito abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), entre 60% e 80% do índice, além de sugerir a retirada de cláusulas já garantidas no atual ACT.
Para o STIU-DF, essa postura é inaceitável e não reconhece o valor, o comprometimento e o papel essencial dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa.
Diante desse cenário, o sindicato reforça que somente com unidade e mobilização será possível conquistar avanços reais. É hora de permanecer firmes, atentos e mobilizados para garantir respeito e valorização à categoria.
O sindicato seguirá informando cada etapa do processo negocial, e atuando em defesa de um acordo justo e digno para todos e todas.
Fortaleça a nossa luta. Filie-se ao STIU-DF!

