Em assembleia Geral Extraordinária dos trabalhadores (as) da ENBPar, realizada em 18 de agosto de 2025 na Sala de Convivência, foi aprovada a proposta da empresa para Acordo Coletivo de Trabalho 2025/2026 e a contribuição assistencial/retributiva, conforme cláusula décima segunda do ACT, no valor de 1% (um por cento) do salário referente a agosto de 2025.
É importante ressaltar que, apesar do ACT 2025/2026 ter vigência de 2 (dois) anos, a contribuição assistencial/retributiva será cobrada apenas uma única vez, referente ao ACT, no valor de 1% (um por cento) do salário de agosto de 2025. Além disso, será garantido o direito de oposição à contribuição a todos que desejarem, obrigando-se o STIU-DF a informar, com antecedência, o cronograma e o procedimento para tal.
A seguir, o STIU-DF divulga o cronograma e o procedimento para que todos, que desejarem, possam exercer o direito de oposição ao pagamento da contribuição:
- Divulgação, pelo STIU-DF, via nota aos trabalhadores e através do site da entidade urbanitariosdf.org.br até o dia 8/10/2025;
- Prazo para oposição à contribuição assistencial/retributiva: 16/10 à 20/10/2025;
- Envio de ofício à ENBPar com a relação dos trabalhadores (as), que se opuserem ao pagamento da contribuição até 21/10/2025
Para ter direito à oposição ao pagamento da contribuição assistencial é imprescindível que o(a) trabalhador(a) entregue, pessoalmente, na Secretária Geral da entidade sindical, situada no SCS – Quadra 6 – Bloco “A” – Edifício Carioca 7ª andar, salas 708 e 709, no horário comercial, documento se opondo a tal desconto.
Esperamos, que todos os(as) trabalhadores(as) reconheçam os excelentes resultados atingidos, graças ao trabalho desenvolvido coletivamente pelos trabalhadores e STIU-DF e contribuam com o fortalecimento de seu sindicato, um instrumento de luta por melhores condições de trabalho e salário, para todos. Ainda teremos muitas lutas pela frente, como a PLR/2025, melhorias do Plano de Saúde e fortalecimento institucional da ENBPar, entre tantas outras. E para que tenhamos sucesso, o sindicato tem que ter uma estrutura adequada, capaz de enfrentar os grandes desafios que teremos pela frente.
O sindicato somos nós, ou seja, é financiado por nós trabalhadores. É nossa força e nossa voz. Isto quer dizer, que, sozinhos não temos força suficiente e nem a nossa voz é ouvida, para que os nossos objetivos coletivos sejam atingidos.
É hora de fortalecer o seu sindicato. Filie-se ao STIU-DF!

