O STIU-DF convoca a categoria eletricitária a participar do ato unificado das Centrais Sindicais no 1º de Maio, que será realizado no Eixão do Lazer, na altura da 106 Sul, a partir das 10h.

No Brasil, o primeiro ato do 1º de Maio aconteceu em 1892, em Porto Alegre (RS), em meio a intensos protestos. Desde então, essa data tem sido marcada por grandes mobilizações que reúnem milhares de pessoas nas ruas, unindo trabalhadoras e trabalhadores de diversas categorias contra a exploração, pela conquista de direitos e por melhores condições de vida.

Neste ano, diante dos ataques e retrocessos impostos à classe trabalhadora, em especial aos eletricitários e eletricitárias, temos ainda mais motivos para fortalecer essa tradição de luta. Cabe salientar, o clima organizacional nas empresas privatizadas do setor elétrico que está cada vez mais deteriorado, marcado pela pressão, assédio, falta de reconhecimento e sobrecarga. Adoecer por causa do trabalho virou rotina para muitos, com destaque para o crescimento alarmante das doenças mentais, como depressão, ansiedade e burnout. Soma-se a isso a preocupação com o aumento dos acidentes de trabalho, reflexo direto da precarização das condições laborais e da ausência de uma política efetiva de prevenção e cuidado com os trabalhadores.

As Centrais Sindicais têm pautado com urgência temas que dialogam com a realidade da nossa categoria. Na agenda política, estão a defesa da democracia e a exigência de mais direitos e dignidade para a classe trabalhadora. A luta por redução da jornada de trabalho sem redução de salários, a diminuição da taxa de juros que trava o crescimento do país e a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais também fazem parte desse enfrentamento por justiça social. Trata-se de construir um projeto de país que valorize o trabalho e garanta condições de vida dignas para todas e todos.

Neste cenário, a mobilização da classe trabalhadora é fundamental para resistir aos ataques do capital financeiro, que avança sobre setores estratégicos como o sistema elétrico nacional. Precisamos denunciar os impactos das privatizações, defender os serviços públicos, lutar por uma transição energética justa e fortalecer a organização sindical como instrumento de enfrentamento às tentativas de retirada de direitos.

Por isso, o STIU-DF convoca toda a categoria eletricitária a participar do ato unificado das Centrais Sindicais no 1º de Maio, que será realizado no Eixão do Lazer, na altura da 106 Sul, a partir das 10h. O local tem fácil acesso, próximo à estação de metrô e ao ponto de ônibus — ambos gratuitos neste dia. Além das manifestações políticas, o evento também contará com apresentações culturais, foodtrucks, brinquedos e atividades para as crianças.

Vamos juntas e juntos às ruas, com coragem, unidade e esperança. Porque 1º de Maio é, e sempre será, dia de luta!

*Com informações da Central Única dos Trabalhadores.