No dia 27 de março, foi formalmente instalada a Comissão Transitória dos participantes e assistidos da FACEB na Néos Previdência Complementar. Essa comissão tem um papel fundamental no acompanhamento da gestão dos planos CEBPREV (NDB PREV), BD SALDADO e BD antigo, conforme estabelecido pelo Termo de Incorporação aprovado pela PREVIC em 31/10/2024. Sua atuação envolve a análise do desempenho dos investimentos, a avaliação dos resultados atuariais, a garantia da transparência na gestão e a fiscalização da governança da entidade.
Além disso, a Comissão Transitória irá monitorar a administração do Fundo Assistencial, criado a partir da extinção dos planos de saúde da FACEB e atualmente sob gestão da Néos Previdência. Essa missão reforça o compromisso com a segurança financeira e o bem-estar dos participantes e assistidos.
De acordo com o seu regimento, a Comissão realizará reuniões ordinárias a cada três meses, com a possibilidade de convocação de reuniões extraordinárias sempre que necessário. A composição inicial foi definida pelo Termo de Incorporação, contando com os membros titulares eleitos em 2022 para os conselhos deliberativo e fiscal da FACEB (ver foto e perfil abaixo). Estes permanecerão em mandato até a próxima eleição e posse dos representantes da incorporada FACEB nos conselhos da Néos Previdência.
A instalação desta Comissão, embora insuficiente quanto à representação dos participantes na governança da entidade, representa uma importante conquista para os trabalhadores e aposentados, resultando de uma luta intensa junto à PREVIC durante o processo de incorporação da FACEB.
Nesta linha, o STIU-DF reafirma seu compromisso com a defesa da gestão transparente e responsável dos planos migrados para a Néos, pautada estritamente nos interesses dos participantes e assistidos da entidade.
Conheça os membros da Comissão Transitória: