No dia 31/12/2024, foi concluído o processo de incorporação da FACEB pela Néos Previdência Complementar, iniciado em novembro de 2024, após a autorização da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC. Com essa mudança, os planos BD, BD Saldado e CEBPREV passaram a ser administrados pela Néos.

Esse processo segue um padrão comum observado em estatais privatizadas, onde decorreram desligamentos em massa, redução de benefícios e mudanças nos planos de saúde e na gestão da previdência complementar dos trabalhadores.

A FACEB, que em 2024 completou 48 anos de serviços prestados, sempre se destacou por proporcionar segurança, tranquilidade e bem-estar aos trabalhadores e aposentados vinculados. Por isso, a incorporação gerou compreensível apreensão entre os participantes, que tinham uma percepção amplamente positiva da Fundação.

Na plenária realizada pelo STIU-DF em 12/12/2024, a diretora de benefícios da Néos prestou esclarecimentos aos participantes sobre a gestão da entidade e os impactos da incorporação. Apesar das explicações, preocupações relacionadas à continuidade no pagamento de benefícios, à concessão de empréstimos, à rentabilidade dos investimentos e à solvência dos planos BD permaneceram evidentes entre os presentes. Embora tenham sido dadas garantias pela Néos Previdência de que não haverá descontinuidade nos serviços, o STIU-DF reafirma o seu compromisso com a vigilância permanente e a defesa dos direitos previdenciários da categoria.

É importante destacar que já tramita no Ministério Público do Trabalho um processo movido pelo Sindicato, com o objetivo de definir a destinação dos R$ 40 milhões remanescentes do extinto plano de saúde administrado pela FACEB, além de buscar a regulamentação da Comissão Provisória, composta pelos conselheiros eleitos da FACEB, conforme estipulado no Termo de Incorporação aprovado pela PREVIC.

Por fim, o STIU-DF exalta o papel histórico da FACEB ao longo de seus 48 anos de dedicação, agradecendo a todos os funcionários que contribuíram para esse legado, bem como aos participantes e assistidos que sempre confiaram na Fundação.

Continuaremos juntos na luta, agora no âmbito da Néos, para garantir a defesa dos planos previdenciários e os direitos de todos os trabalhadores e aposentados da nossa categoria.