Entre os dias 26 e 28 de novembro, trabalhadores e trabalhadoras urbanitários de todo o Brasil estiveram reunidos em Salvador, na sede do SINDAE-BA, para planejar as ações para o mandato da nova Direção da Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU), que se estenderá de 2024 a 2028

Sob a moderação da companheira Darlene Testa, assessora do Sinergia CUT, o debate propiciou definir diretrizes prioritárias e estratégicas para encaminhar as lutas. “Os desafios são muitos, mas com esse time e com a energia contagiante da Bahia, certamente faremos um mandato vitorioso para todas as trabalhadoras e trabalhadores urbanitários do Brasil”, comenta o Secretário Geral da CNU, Élvio Vargas.

Na próxima reunião da Diretoria Executiva da CNU, prevista para dezembro de 2024, alinhará os encaminhamentos do Planejamento Estratégico, com definição de prazos e responsáveis pela execução das ações propostas.

O Presidente Paulo de Tarso m sua fala ratifica o Projeto de construção da Confederação: “Os urbanitários, neste Planejamento, tomaram uma posição corajosa de reafirmar a representação Nacional dos Urbanitários pela Confederação e definiram os principais desafios e ações prioritárias para o mandato 2024-2028. Esperamos que 2025 seja um ano de conquistas e disputas das principais questões que atingem o setor de saneamento, a energia, o gás e o meio ambiente. Vamos à luta! Contamos com o apoio de todas e todos para consolidar nosso projeto de uma CNU fortalecida e em sintonia com as federações regionais de todo o país.”

A energia e o compromisso presentes no encontro reafirmaram o papel da CNU como protagonista na defesa dos direitos dos urbanitários e urbanitárias, fortalecendo sua atuação diante dos desafios que se desenham para os próximos anos.