Na última assembleia realizada pelo STIU-DF, dia 29, os trabalhadores e trabalhadoras da Neoenergia Brasília demonstraram unidade ao participarem da deliberação da pauta de reivindicações para o novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e da proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Após discussão dos termos houve a aprovação unânime das propostas apresentadas.
A pauta de reivindicações para o novo ACT, construída com base nas sugestões coletadas junto à categoria, reflete as principais demandas dos trabalhadores. Entre as cláusulas apresentadas, destaca-se a cláusula primeira, que visa manter o acordo com vigência de dois anos. Além disso, consta na pauta um reajuste salarial com base no índice de correção apurado no período de 1º de novembro de 2023 a 31 de outubro de 2024, com garantia de ganho real no mesmo percentual.
Outro ponto importante na pauta de reivindicações é a solicitação para que os auxílios refeição e alimentação sejam integralmente subsidiados para os filiados ao STIU-DF a partir de 1º de novembro de 2024, além da inclusão de um ticket natalino.
A assembleia que deliberou sobre a proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) aconteceu sem ressalvas da proposta apresentada pela empresa. O ACT de PLR inclui 19 indicadores com suas respectivas metas. Um avanço importante foi a antecipação do pagamento do adiantamento da PLR. Inicialmente previsto, no mês de novembro, para o dia 13 de setembro. Dessa forma, os trabalhadores irão receber o valor de R$ 2.000,00, para os que que entraram em 2024 o pagamento será proporcional.
Para o diretor STIU-DF, José Edmilson, a assembleia foi um sucesso. “A assembleia de aprovação da pauta do ACT foi tranquila, bem participativa, com um volume muito grande de trabalhadores e trabalhadoras, que aprovaram sem ressalvas as propostas apresentadas”, afirmou Silva.
O próximo passo será a entrega da pauta de reinvindicações à empresa ainda neste mês de setembro, para posteriormente, dar início a negociação com a empresa.