Ontem, dia 25 de julho, às 15h, ocorreu, na sede da ENBPar, a primeira rodada de negociação para a celebração do primeiro Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos trabalhadores (as) da empresa.
A comissão de negociação da empresa, liderada pela superintendente de Recursos Humanos da ENBPar, Sra. Ellen Lino Castro, tinha representantes de todas as diretorias da empresa, o que entendemos ser uma boa sinalização por parte da empresa. Mas é necessário que não fique apenas na demonstração de boa vontade, mas que haja empenho na celebração de um acordo justo e que valorize os seus trabalhadores (as).
Infelizmente, foi dito pela empresa, que apesar de não terem nenhuma dúvida sobre a pauta de reivindicações, a comissão não teve tempo suficiente para analisar detidamente todas as cláusulas nos aspectos jurídicos, bem como os impactos financeiros das mesmas, além de não terem discutido pormenorizadamente a pauta com a alta gestão da empresa.
Entendemos todas as dificuldades apontadas, mas é necessário destacar que a pauta de reivindicações foi enviada a todos os diretores da empresa, bem como para a área responsável pela negociação em 11 de julho de 2024. Também ressaltamos que no ofício STIU-DF nº 111/2024, enviado a empresa solicitávamos que a primeira rodada de negociação ocorresse em 18/07/2024, tendo a ENBPar adiado a mesma para o dia 25/07/2024, portanto, na nossa avaliação houve tempo suficiente, talvez tenha faltado prioridade, no tratamento da questão, por parte da empresa.
O que nos causou estranheza e espanto foi a dúvida levantada pela empresa, em relação a data-base ser 1º de maio. Explicamos que a escolha da data-base é determinada pela vontade das partes, e que esta vontade foi demonstrada pela ENBPar e pelo STIU-DF em todas as reuniões anteriores que tivemos com os representantes e diretores da empresa. Portanto, para nós esse é um assunto pacificado, mesmo porque, se não fosse assim, a empresa não teria recebido a pauta de reivindicações dos trabalhadores e agendado a primeira rodada de negociação, ocorrida ontem, dia 25.
Importante salientar que cobramos da empresa um calendário de reuniões de negociação, para que as partes pudessem se preparar adequadamente. A empresa informou que enviaria, por ofício, uma proposta de calendário e agendou a segunda rodada de negociação para o dia 8 de agosto próximo.
A primeira rodada de negociação do ACT ficou abaixo de nossas expectativas e com certeza, de todos os trabalhadores e trabalhadoras que esperam ansiosamente pela celebração de um acordo que valorize todos os profissionais da empresa.
Esperamos que na segunda rodada de negociação, que ocorrerá, no dia 08/08/2024, a empresa, através de sua comissão de negociação, traga respostas concretas para todas as justas reivindicações da categoria. Os argumentos usados pela empresa, para não darem as respostas esperadas pelos trabalhadores (as), na primeira rodada de negociação, que já não eram plausíveis, na segunda serão inaceitáveis.
Negociação do ACT tem que ser tratado com prioridade pela empresa, afinal de contas, o seu maior patrimônio são os seus trabalhadores (as).
FILIE-SE AO STIU-DF, O SINDICATO QUE DEFENDE VERDADEIRAMENTE OS SEUS LEGÍTIMOS INTERESSES CORPORATIVOS!