Foi divulgada ontem, 10/07, em grupos de WhatsApp, a criação de uma associação de nome “Ascoad”, que, segundo a postagem, substitui o COAD – Comitê de Administração dos Recursos dos Condutores Autorizados das Concessionárias de Distribuição de Energia e Iluminação Pública do DF, criado pelos trabalhadores da CEB em 1998 e que hoje reúne um patrimônio superior a R$ 120.000,00.
O STIU-DF já externou anteriormente que, de fato e de direito, essa “Ascoad” é um golpe contra os trabalhadores associados ao COAD, perpetrado com o único objetivo de se apropriar de forma ILEGÍTIMA e ARBITRÁRIA dos recursos da entidade.
A referida “assembleia” do dia 13/05, ao contrário do que menciona a mensagem, foi convocada em total desacordo com o ESTATUTO da entidade, sem nenhuma transparência, realizada com apenas 12 (doze) pessoas em sala virtual, incluídas previamente e de forma seletiva em um grupo de Whatsapp.
Vale dizer que, em abaixo-assinado recente, que tramitou nas bases da Neoenergia reivindicando a realização de uma assembleia legítima para definir o futuro do COAD, foram registradas mais de 60 (sessenta) assinaturas, demonstrando que os trabalhadores repudiam e condenam essa manobra golpista.
Assim, em consonância com essa indignação, o STIU-DF reitera o seu total apoio a toda e qualquer medida que venha a ser tomada para impedir a concretização desse golpe e, também, promover a responsabilização dos seus autores.