O STIU-DF foi procurado por dirigentes do COAD, informando que uma assembleia convocada em total desacordo com o ESTATUTO da entidade, sem nenhuma publicidade, com poucos presentes e de conhecimento apenas por pessoas incluídas previamente em grupo de Whatsapp, destituiu a atual diretoria e conselho fiscal, empossando a Sra. Rosângela Pereira Rosa como presidente.
Além de alterar a estrutura de direção, criando a figura do “presidente”, a referida assembleia aprovou a possibilidade de remuneração ou pagamento de “jeton” para dirigentes do COAD.
Essa manobra já havia sido tentada, sem sucesso, em agosto de 2023. Naquela oportunidade, foi convocada uma assembleia fora da Sede do COAD com o mesmo objetivo: desfigurar o Estatuto da entidade, nomear dirigentes e se apropriar do patrimônio dos condutores associados, superior a R$ 120.000,00, dando a ele destinação diversa da sua finalidade originária.
O COAD – Comitê de Administração dos Recursos dos Condutores Autorizados das Concessionárias de Distribuição de Energia e Iluminação Pública do DF foi criado pelos trabalhadores da CEB em 1998, visando constituir fundo para conserto de viaturas quando o dano fosse causado pelos condutores. A Neoenergia Brasília, que assumiu o controle da CEB em 2021, deixou de descontar as mensalidades em junho de 2023.
O Sindicato já externou o seu posicionamento pela dissolução do COAD e distribuição de seu patrimônio aos associados, conforme dispõe o art. 61, § 1º, do Código Civil.
Ao tempo que repudia essa tentativa ilegítima de se apossar de uma entidade construída pelo conjunto dos trabalhadores, o Sindicato reitera que tudo fará para defender o direito dos condutores associados aos recursos do COAD.
O COAD é dos trabalhadores!